top of page

Projetos Pedagógicos

✨ Pensar também é brincar! No Piazito, o cérebro se diverte enquanto aprende! 💡🧩

fotoPiazito2.jpg

Projetos pedagógicos são como as crianças aprendem. No caso, o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado à aprendizagem. Essa aprendizagem se dá através das atividades do dia a dia e, primordialmente, na principal atividade da infância, que é o brincar. Neste texto, destacamos alguns projetos pedagógicos que devem ser realizados em cada faixa etária, de 1 a 7 anos.

​

O conceito de projetos pedagógicos nos remete aos processos de aprendizagem que são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. É importante ressaltar que o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Tais projetos envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções. A aprendizagem é a aquisição de conhecimento e implica, então, na modificação do sistema nervoso. À medida que a criança percebe o mundo e interage com ele, o sistema nervoso central se mantém em constante modificação de ordem funcional, buscando uma melhor adaptação ao meio, fazendo assim o desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

​

Tendo em vista a importância de estimular a criança com atividades que desempenhem melhor os projetos pedagógicos, segue abaixo algumas atividades e habilidades importantes que devem ser notadas durante o desenvolvimento infantil conforme as idades de 1 a 7 anos:

​

​

​

1 a 2 anos

  • Construir e empurrar torres de 2 a 4 cubos;

  • Colocar objetos dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal, assim retira um a um;

  • Rabiscar papel;

  • Identificar algumas partes do corpo;

  • Associar objetos iguais;

  • Reconhecer figura ou pessoa conhecida;

  • Folhear livros e revistas;

  • Retirar uma vestimenta;

  • Utilizar colher/garfo;

  • Reconhecer a si em fotografia.

​

​

​​

​

​

​

​

​

​

 

 

2 a 3 anos

  • Encontrar objetos iguais;

  • Realizar encaixes de três peças;

  • Imitar uma linha vertical e horizontal;

  • Imitar desenhando um círculo;

  • Colocar 4 contas grandes num fio;

  • Construir torre de até 6 blocos;

  • Nomear gravura do seu dia a dia;

  • Montar quebra cabeça com duas peças;

  • Dobrar papel pela metade, imitando;

  • Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);

  • Fazer pareamento de 3 cores;

  • Vestir-se com supervisão;

  • Lavar e secar as mãos;

  • Escovar os dentes com ajuda;

  • Combinar forma geométrica com a figura correspondente.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

3 a 4 anos

  • Montar quebra cabeça de 5 partes;

  • Construir torre de até 10/12 blocos;

  • Desenhar círculo e copia cruz;

  • Distinguir figura fundo;

  • Jogar jogos de mesa;

  • Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;

  • Identificar várias partes do corpo;

  • Noção de mais leve e pesado;

  • Vestir-se sozinho com pequeno auxílio.
     

​

​

​

​

​

​

​

​

​

4 a 5 anos

  • Identificar detalhes em objetos e desenhos;

  • Relacionar objetos desenhados;

  • Ter noção de comprimento e temporal;

  • Ter conceito de tamanho;

  • Identificar diferentes cores;

  • Montar quebra cabeça de 6 partes;

  • Noções de sequência lógica;

  • Desenhar quadrado e triângulo;

  • Desenhar pessoa (6 partes);

  • Cortar, pintar e colar;

  • Compreender regras simples de uma atividade;

  • Vestir-se sem auxílio;

  • Realizar laço com auxílio.
     

​

 

 

 

 

​

​

​

​

​

​​

​

6 a 7 anos

  • Conhecer direita e esquerda em à sua frente;

  • Perceber e combina figuras abstratas;

  • Memória visual;

  • Descrever e interpreta cores;

  • Desenhar figura simples;

​

​

​

​

​

​​

​

​

​

​

​

Diante destas atividades, conseguimos observar o quanto é importante estimular e favorecer a criança na prática do brincar. É brincando que se aprende. Esta frase pode parecer clichê pensando antigamente, porém, hoje, com a influência da internet e da tecnologia à nossa disposição, estamos deixando nossas crianças com pouca prática do brincar e das descobertas. O primeiro passo para se tornar mais eficiente no que se faz é participar de projetos pedagógicos adequados, inclusive de formas e em situações não usuais.

Agora que já compreende a importância do aprendizado por meio dos projetos pedagógicos, que tal observar em seus filhos como estão se desenvolvendo nesses aspectos?

​​​​

image1.jpg.webp

Todos os direitos reservados para a Escola Piazito 2025 - R. Rafael Saadi, 137 CEP 90110-310- Menino Deus, Porto Alegre - RS, Brasil

bottom of page